Kinvo Artigos

11 livros para investidores de sucesso conhecerem

livros para investidores

Compartilhe essa publicação

Introdução: livros para investidores

Todo investidor precisa ampliar seus conhecimentos no mercado para ter segurança em seus investimentos. Garantir investimentos bons envolve diversos tipos de conhecimentos, desde finanças, economia, comportamentos, autoconhecimento relacionado ao seu perfil de investidor e muito mais.

Investir não é uma ciência exata e depende de vários fatores.

Pensando nisso, separamos alguns livros que todo investidor de sucesso precisa conhecer.

Livros

Rápido e devagar: duas formas de pensar — Daniel Kahneman 

Em “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias — e também os defeitos e vícios — do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.

Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos. As questões colocadas por Kahneman se revelam muitas vezes inquietantes: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão? Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar?

Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

Pai rico, pai pobre — Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter 

Um dos livros mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais.

“Pai rico, pai pobre” foi o primeiro best-seller de Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso. Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira, muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos.

Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda e como se livrar de pagar impostos demais. A cada dia, a cada nota, você escolhe ser rico, pobre ou classe média.

A melhor maneira de preparar seus filhos para o mundo é dividir esse conhecimento com eles. Se você não fizer isso, ninguém mais fará. Determine o destino do dinheiro que chega às suas mãos.”

Onde achar o livro.

Fonte: Amazon

Faça fortuna com ações — Décio Bazin 

Em linguagem fluida e com uma narrativa recheada de histórias reais, o jornalista e investidor Décio Bazin mostra como trilhar com segurança os caminhos da Bolsa de Valores. Um livro que se tornou um cult com milhares de exemplares vendidos.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

Filosofias de investimento — Aswath Damodaran 

Neste livro, Damodaran explora muitas filosofias de investimento já comprovadas pelo tempo e que vêm sendo utilizadas por investidores ao longo dos anos — desde investimento em valor e em crescimento a investimento em análise técnica e timing de mercado —, e discute alguns dos investidores que fizeram com que essas filosofias funcionassem.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

O homem mais rico da Babilônia — George S. Clason 

Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo, “O homem mais rico da Babilônia” é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros.

Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos — os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo —, George S. Clason mostra soluções que são ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida — Alice Schroeder

O lendário investidor pela primeira vez autorizou alguém a produzir sua biografia, concedendo a Alice Schroeder acesso irrestrito a seus familiares, amigos e parceiros — e, é claro, a ele mesmo.

A autora mergulhou a fundo na vida do empresário, desvendando sua personalidade, suas lutas, seus triunfos e seus momentos de sabedoria e de insensatez. O resultado é a história de um dos maiores personagens de nosso tempo, uma figura complexa e interessante que se tornou uma lenda viva pela fortuna que construiu e pelas ideias, causas e valores que defendeu.

Esta biografia revela o homem por trás do mito e mostra como sua obstinação e seu talento foram sendo lapidados desde garoto — aos seis anos, ele procurava lucrar vendendo chicletes, aos sete pediu de presente um livro sobre o mercado de ações, aos dez fez sua primeira visita à Bolsa de Valores e, aos 11, seu primeiro investimento.

Apresentando a trajetória de Buffett desde sua infância, nos anos que se seguiram à Grande Depressão até os dias de hoje, “A bola de neve” conta surpreendentes episódios da vida do empresário que, com sua conduta ética e disciplinada, tratou investidores como sócios e sempre pregou a honestidade como investidora, conselheira e palestrante.

Ao longo de 60 anos, Buffett fez fortuna identificando valor onde ninguém via e aproveitando-se dos momentos de crise enquanto a maior parte dos investidores recuava. Dono de um profundo conhecimento e instinto empresarial, além de uma notável capacidade de fazer amigos, sua vida é uma verdadeira aula de negócios, cheia de histórias saborosas e de ensinamentos valiosos.

Como qualquer ser humano, Warren Buffett é uma mistura de força e fragilidade. Por mais notável que seja sua conta bancária, seu legado não é simplesmente a posição que ocupa no ranking das maiores fortunas, mas os princípios e ideais que enriqueceram a vida de tantas pessoas ao redor do mundo.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

Os axiomas de Zurique — Max Gunther 

O sistema bancário suíço é um dos mais ricos do mundo. Milionários de todos os continentes aplicam no país não só pelo anonimato oferecido por suas instituições financeiras.

Investidores que sabem ganhar dinheiro como poucos por meio de métodos e princípios que funcionam em qualquer lugar, sob quaisquer condições econômicas. Max Gunther revela os segredos de um grupo exclusivo de homens que, depois da Segunda Guerra Mundial, resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras.

Ganharam muito e transformaram a Suíça em um dos países mais abastados. Em “Os axiomas de Zurique”, o autor apresenta as regras e princípios infalíveis que esses banqueiros estabeleceram para diminuir riscos e aumentar lucros. Essas regras preciosas estão divididas em 12 axiomas principais e 16 secundários, que devem ser seguidos em busca de especulações de sucesso.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

Reminiscências de um especulador financeiro — Edwin Lefèvre 

Publicado pela primeira vez em 1923, “Reminiscências de um especulador financeiro” é o livro sobre investimentos mais lido e recomendado de todos os tempos. Este é um conto atemporal que irá enriquecer sua vida e mudar sua maneira de ver o mercado.

“O livro de Lefèvre é uma fonte de sabedoria sobre investimentos.” — Alan Greenspan, autor de A era da Turbulência.

“Eu quero que meus livros sejam relevantes por tanto tempo quanto “Reminiscências” está sendo.” — Jack Schwager, autor da série de livros Market Wizards.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

Ações comuns, lucros extraordinários — Philip Fisher 

Philip Fisher é reconhecido e admirado como um dos mais influentes investidores de todos os tempos. Sua filosofia de investimentos, apresentada há mais de 60 anos, continua sendo aplicada e estudada por profissionais ainda hoje, e foi uma das grandes fontes de inspiração de Warren Buffett.

Este livro reúne, em um único volume, os três principais textos de Fisher: Ações comuns, lucros extraordinários (publicado em 1958), Investidores conservadores dormem tranquilos (1975) e Desenvolvendo uma filosofia de investimentos (1980).

Além de manter toda a sabedoria da edição original, a obra conta ainda com um novo prefácio do filho do autor, o também investidor Kenneth Fisher, trazendo novas perspectivas sobre o trabalho do pai.

Trata-se de uma leitura fundamental a todos os que querem aprimorar ainda mais os seus conhecimentos sobre o mercado de ações.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

O investidor inteligente — Benjamin Graham 

Maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham ensinou e inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo. Seu conceito de “valor de investimento” protege os investidores de cometer erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo. Isso fez com que “O investidor inteligente” se tornasse a bíblia do mercado de ações desde a sua primeira publicação, em 1949. A partir daí, as evoluções do mercado provaram a sabedoria das estratégias de Graham. Esta edição conta ainda com atualizações e apontamentos do jornalista Jason Zweig, além de prefácios de Warren Buffett e Armínio Fraga.

“De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito.” — Warren Buffett

“Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse.” ― Fortune

“Um dos dez livros que todo investidor deveria ler.” — Revista Exame

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

A lógica do cisne negro — Nassim Taleb 

Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis, o autor dá o nome de cisne negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).

Concentramo-nos no que já sabemos e evitamos cada vez mais o desconhecido. Somos, portanto, incapazes de enxergar as oportunidades e nos tornamos vulneráveis ao impulso de sempre simplificar, categorizar e não valorizar quem imagina o impossível.

Enquanto isso, grandes eventos surpreendem a todos e transformam a sociedade. Nesta obra, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas — teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. —, “A lógica do cisne negro” mudará sua visão de mundo.

Onde achar o livro

Fonte: Amazon

Bônus

Separamos outros materiais que podem ajudar na sua caminhada de investidor.

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar