Kinvo Artigos

Boletim Focus: o que é e qual a importância para quem investe?

o que é o boletim focus?

Compartilhe essa publicação

Acompanhar o mercado e suas informações é essencial para tomar decisões qualificadas ao investir. Para obter dados confiáveis, você pode recorrer ao Boletim Focus, que é elaborado pela instituição responsável pela política monetária brasileira.

Com a ajuda deste relatório, é possível ter uma visão completa do cenário macroeconômico brasileiro. A partir disso, é preciso saber interpretar as informações para incorporá-las à sua estratégia, considerando seu perfil e seus objetivos financeiros.

Neste artigo, você descobrirá o que é o Boletim Focus e por que ele é relevante para os investidores. Veja!

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório desenvolvido pelo Banco Central (Bacen) com projeções dos principais indicadores da economia do Brasil. Portanto, ele traz informações relevantes sobre o cenário atual e futuro, mostrando tendências e pontos de atenção.

Como ele funciona?

Entender o Boletim Focus também exige compreender como ele é criado e o que apresenta, efetivamente, em termos de informações. Por isso, veja quais são os pontos mais relevantes sobre o funcionamento desse levantamento!

Metodologia

Como os dados apresentados pelo Boletim Focus são expectativas ainda não realizadas, existe uma metodologia estatística para sua composição. Funciona assim: durante 30 dias, até a data de publicação, o Banco Central realiza pesquisas com instituições do mercado.

Entre elas estão bancos comerciais, bancos de investimentos, gestoras de recursos, consultorias, associações e outras empresas. Essa coleta pode ser feita tanto por pesquisas junto a profissionais quanto pela análise de dados de negócios realizados.

As informações ficam reunidas no Sistema de Expectativas de Mercado, que foi implementado em 1999. A partir dessa coleta, são calculadas as medianas dos dados. Quanto maior for a coleta de informações, mais relevante tende a ser a mediana encontrada, devido às fontes variadas.

Indicadores utilizados

Como vimos, o Boletim Focus apresenta dados relevantes sobre a economia brasileira. Veja quais são as principais informações e indicadores:

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) (variação em %);

  • Produto Interno Bruto (PIB) Total (variação percentual sobre o ano anterior);

  • Câmbio do dólar americano;

  • Taxa Selic (em % anual);

  • Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) (variação em %);

  • IPCA Administrados (variação em %);

  • Conta-corrente (em bilhões de dólares);

  • Balança comercial (em bilhões de dólares);

  • Investimento direto no país (em bilhões de dólares);

  • Dívida líquida do setor público (em % do PIB);

  • Resultado primário (% do PIB);

  • Resultado nominal (% do PIB).

Com o IPCA é possível saber a inflação esperada para o ano. Já o PIB traz as perspectivas do crescimento da economia do Brasil. Além das porcentagens, você conhecerá outras informações sobre cada índice, como:

  • valor há 4 semanas;

  • valor há 1 semana;

  • valor nos últimos 5 dias úteis;

  • total de respostas;

  • comparação em relação à semana anterior;

  • há quantas semanas consecutivas ocorre a tendência de alta, queda ou manutenção do valor.

Se a projeção do PIB tiver caído pela 8ª semana seguida, por exemplo, significa que o mercado está pessimista e projeta um crescimento menor para o país. Se a mudança aconteceu de uma semana para a outra, por outro lado, pode ser apenas um movimento pontual.

Períodos de projeção

Outro destaque do Boletim Focus envolve os períodos contemplados pelas projeções. A principal tabela é a do ano corrente, com as previsões para o encerramento do período.

Porém, o relatório também traz projeções para o mês corrente e para os próximos dois meses. Além disso, há dados referentes aos próximos três anos. Então um boletim de dezembro de 2021 traz informações sobre 2021, 2022, 2023 e 2024, por exemplo.

Quando o Boletim Focus é divulgado?

Agora que você já entende como ele é desenvolvido, saiba que o Boletim Focus é divulgado semanalmente. O Bacen se compromete a apresentá-lo todas as segundas-feiras, às 8h30. Assim, o mercado começa o primeiro pregão da semana ciente das expectativas.

O fato de ser divulgado com tanta regularidade permite que ele reflita os movimentos do mercado, como questões políticas e econômicas. Logo, o boletim é uma ferramenta constantemente atualizada e com dados relevantes.

Ademais, o acesso a esse relatório é gratuito e pode ser feito de duas formas. A primeira consiste em pesquisar a edição desejada no site do Bacen. Além disso, é possível se cadastrar para receber o boletim diretamente em seu e-mail.

Por que é importante conhecer e acompanhar esse boletim?

Considerando as características do Boletim Focus, é possível notar que ele é um dos relatórios mais importantes do mercado — especialmente sobre os investimentos. Isso acontece porque ele traz perspectivas sobre dados que afetam as estratégias de aporte.

As perspectivas sobre a Selic, por exemplo, podem tornar a renda fixa ou variável mais atraente. Quando ela está elevada, os investimentos de renda fixa podem ser mais interessantes, ao contrário da bolsa de valores — e vice-versa.

Outro ponto de importância do relatório é ajudar na avaliação das condições do cenário econômico. Um PIB baixo pode afetar os resultados da bolsa e a disposição do mercado. Então podem ser indícios de uma queda temporária no mercado, até que haja uma recuperação econômica.

Já as informações da inflação podem ajudá-lo a decidir se é preciso buscar investimentos atrelados ao índice para proteger o poder de compra. Quanto ao câmbio, conhecer as tendências ajuda a saber se é o momento de buscar estratégias para proteger a carteira (fazer hedge).

Logo, embora seja composto por estimativas, o Boletim Focus é fundamental para a análise do cenário macroeconômico. Assim, você pode se antecipar a certos movimentos, ajustar sua estratégia ou se preparar para um nível de volatilidade na bolsa, por exemplo.

Conclusão 

Como você viu, o Boletim Focus é um relatório completo de mercado, com dados voltados para o setor macroeconômico. Ao entender as informações que ele contém, você poderá utilizar os dados para apoiar sua tomada de decisão — o que pode otimizar a obtenção de resultados com os seus investimentos.

Este artigo foi útil para você? Para acompanhar seus investimentos em um só lugar, não importa onde eles estejam, crie sua conta no Kinvo!

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar