Kinvo Artigos

Como o timing de entrada e saída de papéis interferem na carteira de longo prazo?

Compartilhe essa publicação

Quem opera na bolsa de valores normalmente precisa ficar atento ao timing de abrir ou encerrar uma posição. Afinal, na especulação, qualquer segundo pode representar uma grande diferença nos ganhos ou prejuízos da operação.

O que nem todos sabem é que o timing também pode interferir nos resultados de uma carteira de longo prazo. Mas, para saber como isso acontece, é necessário se aprofundar melhor no tema, visando esclarecer o conceito e a importância do timing nesse processo.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar este conteúdo. Nele, você aprenderá como o timing de entrada e saída de papéis interferem na sua carteira de longo prazo — e como aproveitá-lo a seu favor.

Confira!

Qual o significado de timing ao especular ou investir na bolsa?

Timing é um termo inglês que, em tradução literal, significa cronometragem ou afinação. No universo dos investimentos, ele diz respeito ao “momento exato” de entrada ou saída de uma posição de modo a potencializar seus resultados — seja na especulação ou no investimento.

O termo costuma ser mais empregado quando se fala em estratégias de trading (especulação) — especialmente no day trade. Vale destacar que o especulador (ou trader) é aquele que aproveita de pequenas variações de preços visando obter ganhos no curto ou curtíssimo prazo.

Logo, ele considera a volatilidade existente no mercado e se posiciona em uma ação, por exemplo, aguarda a sua valorização e, depois, a vende mais caro. Também é possível fazer a operação inversa — isto é, vender o papel na expectativa de que seu preço caia, para recomprá-lo novamente mais barato.

Já um investidor possui um foco diferente. Normalmente, quem investe costuma buscar o aumento de patrimônio em prazos maiores. Isso pode envolver ganhos com a valorização dos papéis, mas também pode incluir o recebimento de dividendos (renda passiva) e outros proventos no longo prazo.

Nesse sentido, ele não depende exclusivamente da volatilidade de curto prazo para conseguir auferir seus lucros. No entanto, o timing pode contribuir com o aumento na probabilidade de ele lucrar e alcançar os seus objetivos com maior rapidez.

Qual a importância de encontrar o timing de se posicionar no mercado?

Após ver o conceito de timing e a diferença na atuação do especulador e do investidor no mercado, é pertinente conferir a importância de encontrar o timing ao se posicionar. De modo a facilitar a compreensão, veja a relevância do timing na especulação e no investimento:

Especulação

Como você viu, o timing é fundamental para a atuação do trader. Afinal, o preço dos ativos e derivativos presentes no mercado oscilam diariamente, e se posicionar no momento (timing) errado pode resultar em grandes prejuízos.

Imagine que o especulador esteja acompanhando um ativo e perceba um sinal de alta, mas ele ainda não tem certeza se essa tendência se manterá e decide aguardar. Depois de 15 minutos, ele percebe que o preço do papel continua em alta, mas prefere esperar ainda mais.

Após 45 minutos, ele verifica que a alta continua e toma a decisão de se posicionar. Mas, logo após abrir sua posição, os preços começam a cair. Acreditando que é somente uma correção, ele aguarda. Porém, a queda se mantém até que ele encerra a posição para evitar maiores perdas.

Perceba que o trader teve diversos momentos para aproveitar a alta do ativo, mas decidiu entrar na posição após uma alta contínua. Como o mercado não flui em linha reta, mas em zigue-zague, o timing de se posicionar pode ser determinante para o trader ter êxito.

Investimento

Quando se fala na realização de um investimento, muitos acabam desprezando as movimentações de curto prazo sem saber que isso pode potencializar os seus resultados. Nesse sentido, o timing também pode ser importante para investidores de longo prazo.

Por exemplo, imagine que, ao realizar a análise fundamentalista, você entenda que uma ação pode apresentar bons resultados. Mas, ao consultar o gráfico, você observa que o preço do papel está passando por uma grande tendência de queda, desvalorizando cada vez mais.

Nesse caso, você pode acompanhar o preço do ativo para encontrar o timing em que a queda cessa. Assim, você poderá comprar os papéis no seu menor preço e potencializar os seus lucros quando houver a sua recuperação. O mesmo pode ser feito se você já tiver ações da empresa.

Suponha, agora, que você utilize a estratégia buy and hold e se mantenha posicionado em um papel por longos anos. No entanto, ao conferir os fundamentos da companhia, você percebe que as suas perspectivas futuras já não estão boas.

Nesse caso, você poderá aguardar o timing mais apropriado para desfazer a sua posição. Por exemplo, períodos próximos à distribuição de dividendos tendem a ajudar na venda de ações —aproveitando eventuais altas temporárias. 

Isso acontece porque é comum os investidores comprarem ações no período visando receber esse provento — o que pode impactar positivamente os preços.

Ou seja, mesmo o investidor que usa estratégias de longo prazo pode se beneficiar do timing para comprar ou vender seus papéis. Ao acompanhar esses movimentos, você evita vender ativos desvalorizados ou comprá-los no máximo de sua valorização.

Como o Kinvo pode ajudar você nesse processo?

Agora que você sabe como o timing é importante ao especulador e ao investidor, como aproveitar esses movimentos? Uma solução bastante prática é contar com as soluções oferecidas pelo Kinvo.

No aplicativo Kinvo, você acessa a área trade que é totalmente dedicada à renda variável. Nela, você acompanha todo o seu patrimônio e os ativos de sua preferência em tempo real. Além disso, a ferramenta fornece os principais dados do mercado — como as maiores altas e baixas de índices e ações.

Assim, é possível acompanhar o timing para entrada e saída de papéis que estão na sua carteira. Inclusive, há acesso a gráficos e cotações. Você também poderá adicionar na aba “Favoritos” os ativos que você quer acompanhar mais de perto, visando não perder nenhuma oportunidade.

Com o auxílio do aplicativo Kinvo, você poderá adotar estratégias de curto ou longo prazo para aumentar as suas chances de obter êxito no mercado. Contudo, é sempre válido lembrar que, quando se fala em renda variável, os ganhos não são garantidos.

Como você percebeu, o timing também pode ser usado para potencializar os resultados da sua carteira de longo prazo. De toda a forma, não deixe de utilizar estratégias como a análise fundamentalista para otimizar a sua tomada de decisão.

Quer conhecer mais sobre o Kinvo Trade? Baixe o aplicativo e fale conosco!

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar