Kinvo Artigos

Como fazer o gerenciamento de múltiplas carteiras de investimentos?

gerenciamento de múltiplas carteiras

Compartilhe essa publicação

Montar um portfólio de investimentos é apenas uma das etapas que você deve cumprir no mercado financeiro. Após escolher as oportunidades disponíveis, é necessário fazer uma boa gestão dos seus aportes. Mas o que acontece quando você tem duas ou mais carteiras de investimentos?

Isso é bastante comum para aqueles que têm conta em mais de uma instituição financeira, por exemplo. Assim, caso não seja possível levar todos os ativos, veículos e aplicações para uma só instituição, é preciso cuidar dos diversos portfólios ao mesmo tempo.

Quer descobrir como fazer o gerenciamento de múltiplas carteiras de investimentos? Continue a leitura e veja dicas para colocar em prática!

O que é a gestão da carteira de investimentos?

O gerenciamento de uma carteira de investimentos consiste em um conjunto de técnicas voltadas para o acompanhamento do portfólio. Por meio dela, é possível identificar oportunidades, reconhecer pontos de melhoria e conferir se os investimentos estão alinhados aos seus objetivos.

Dessa forma, essa gestão costuma ser essencial para a manutenção geral da carteira e para a obtenção dos resultados almejados.

Como esse processo funciona? 

Como você viu, a gestão da carteira de investimentos se baseia no acompanhamento de características dos aportes e dos resultados financeiros obtidos. Porém, ela começa antes mesmo da escolha dos ativos.

Por exemplo, é preciso identificar seu perfil de investidor para saber quais riscos são toleráveis para você. Também é necessário conhecer os objetivos para definir qual deve ser o equilíbrio entre renda fixa e renda variável.

Após a realização dos investimentos, você deve fazer um acompanhamento periódico. Ao mesmo tempo, é importante ter cuidado para não executar um microgerenciamento. Nas carteiras de longo prazo, por exemplo, pode não ser adequado efetuar alterações sempre que o mercado passar por oscilações.

Ainda, o gerenciamento envolve pensar na realização de novos investimentos e em como a estratégia deve ser colocada em prática. Por exemplo, uma gestão de carteira antes de completar sua reserva de emergência será diferente de um gerenciamento quando você puder buscar outros objetivos financeiros.

Portanto, a gestão depende do período em que você investe, das suas características e perspectivas. Com visibilidade sobre essas informações, há a possibilidade de tomar as decisões adequadas para cada momento da vida.

Logo, a prática da gestão funciona com base na realização de intervenções periódicas na carteira, conforme elas se mostrarem necessárias para o alcance de objetivos. Assim, a medida ajuda a tornar seu portfólio mais dinâmico.

Como fazer o gerenciamento de múltiplas carteiras de investimentos? 

Agora que você entende o papel da gestão da carteira, vale aprender mais sobre as situações em que o investidor possui mais de um portfólio. Como visto, você pode ter conta em mais de uma instituição financeira, o que pode dar origem a diversas carteiras de investimentos.

Nesse caso, o desafio não é apenas gerenciar os ativos, mas também ter todas as informações necessárias para avaliar a sua estratégia, considerando as diferentes carteiras. Somente dessa forma você terá visibilidade para definir quando e como agir no mercado financeiro.

Por isso, o gerenciamento de múltiplas carteiras de investimento depende, primariamente, da consolidação das suas posições. A ideia é reunir, em um só lugar, todas as informações sobre os ativos e como eles estão distribuídos em seu portfólio.

A partir disso, é crucial tomar decisões considerando os impactos e as contribuições de outras carteiras em sua estratégia. Pense, por exemplo, que você tem uma carteira de renda variável em uma instituição e uma de renda fixa em outra.

Se você decidir resgatar parte das aplicações de renda fixa, significa que sua estratégia terá uma proporção maior de renda variável. Logo, seu portfólio geral terá mais riscos, o que pode não ser adequado para o seu perfil.

Portanto, você deverá considerar as particularidades de cada carteira no gerenciamento, mas também a interação de cada uma com as demais. Assim, é possível alinhar os aportes ao seu perfil e objetivos.

Por que utilizar o aplicativo da Kinvo para gerenciar suas carteiras? 

Dependendo do número de carteiras, do patrimônio investido e dos investimentos escolhidos, gerenciar mais de um portfólio pode ser complexo. Se você fizer tudo manualmente, há mais riscos de cometer erros, além de ser necessário investir mais tempo.

Em vez disso, vale a pena buscar o uso da tecnologia. Uma das formas de concretizar isso é ao selecionar o Kinvo. Oferecemos uma plataforma que consolida todos os seus investimentos em um só lugar, independentemente de onde estiverem.

A nossa ferramenta, portanto, proporciona vantagens importantes para a sua gestão de carteiras. Veja quais são!

Visão sobre todo o portfólio

Um dos pontos mais relevantes da centralização de informações é a visão holística que ela proporciona. Em um só lugar, você conhecerá todos os dados relevantes da sua carteira, como os tipos de investimentos, as rentabilidades, os custos e demais condições.

Com isso, você deixa de ter uma visão fragmentada dos seus recursos. Ainda que os investimentos não estejam em uma só instituição, você os verá de maneira completa.

Rebalanceamento de carteira

Com o Kinvo, você também terá ajuda para fazer o rebalanceamento de carteira. É uma forma simples de identificar quais investimentos ficaram abaixo da média e quais tiveram resultados acima do esperado. Com isso, você saberá o que vender e o que comprar para manter o equilíbrio, se necessário.

O rebalanceamento serve, principalmente, para garantir que seu portfólio esteja alinhado com seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Desse modo, você não corre mais riscos do que julga ser tolerável e nem perde oportunidades com uma carteira mais conservadora do que deseja.

Alinhamento da estratégia

Sua estratégia também pode ficar mais alinhada se você consolidar os investimentos por meio da nossa plataforma. Se os seus objetivos mudarem em determinado momento, é possível identificar quais mudanças devem ser feitas para contemplar seu planejamento.

Ainda, essa pode ser uma forma de identificar novas oportunidades para investir. Você saberá como diversificar melhor ou como montar uma carteira de investimentos mais rentável, por exemplo. Assim, há chances de fazer escolhas que sejam coerentes com as demais características da sua carteira.

Orientação na tomada de decisão

Por fim, a centralização das carteiras de investimentos permite que você tome decisões de maneira mais qualificada e orientada. Você saberá como montar um portfólio diversificado ou como balancear os investimentos sem afetar um aspecto que você julgue importante — como a segurança, a liquidez ou a rentabilidade.

Conforme você descobriu, fazer a gestão de múltiplas carteiras de investimentos é possível — mas exige as ferramentas certas. Com uma plataforma voltada para a consolidação dos ativos, você terá uma visão holística do portfólio e poderá tomar decisões mais estratégicas ao investir.

Gostou do artigo? Para reunir todos os seus investimentos em um só lugar de forma fácil, faça seu cadastro na nossa Plataforma Kinvo!

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar