Kinvo Artigos

Confira 6 das maiores empresas pagadoras de dividendos da Bolsa

Confira 6 das maiores empresas pagadoras de dividendos da bolsa

Compartilhe essa publicação

Investir em ações é uma das maneiras de conseguir obter renda passiva no mercado financeiro. Isso porque elas oferecem ao investidor a possibilidade de receber uma fração dos lucros obtidos ao longo do tempo. 

Essa estratégia pode ser útil para acumular capital e fazê-lo trabalhar por você. Então, se você tem objetivos de viver de renda dos seus investimentos ao se aposentar, por exemplo, pode se interessar em conhecer as maiores empresas pagadoras de dividendos da bolsa de valores.

Ficou interessado no assunto? Continue acompanhando este conteúdo e confira 6 das maiores companhias que costumam distribuir dividendos na bolsa brasileira, a B3.

Confira!

O que são ações?

Antes de saber quais são as maiores empresas pagadoras de dividendos, é válido aprender o conceito de ações. Afinal, para ter acesso a esses proventos, você precisará adquirir esses papéis. 

Uma das formas de uma companhia levantar recursos para financiar projetos e a sua expansão é a abertura de capital na bolsa. Por meio de um processo chamado de IPO (initial public offering), a empresa lança papéis no mercado, que podem ser adquiridos por quaisquer interessados.

Esses papéis também são conhecidos como ações. Em termos financeiros, uma ação é a menor fração negociável do capital social de uma organização. Assim, aquele que a adquire se torna acionista e passa a compartilhar dos resultados e riscos do negócio.

O que são dividendos? 

Existem diferentes modos de uma empresa recompensar aqueles que investiram em suas ações. A distribuição de dividendos é a mais conhecida e almejada pelos investidores. Porém, é preciso entender como esses pagamentos funcionam para direcionar a sua estratégia. 

Como você viu, ao investir em ações, o acionista poderá participar dos resultados de uma empresa. Segundo a Lei das Sociedades Anônimas (S.A), toda a companhia de capital aberto é obrigada a distribuir parte dos seus lucros de cada exercício fiscal na forma de dividendos. 

Ademais, considerando que a legislação não estabelece uma quantidade mínima, cada empresa pode ter um percentual diferente para o pagamento. No entanto, é bastante comum que seja estipulada a distribuição de 25% dos lucros para essa finalidade.

Logo, os dividendos representam a parte do lucro de uma companhia destinada ao acionista. Portanto, essa pode ser uma alternativa adequada para quem está procurando uma forma de obter renda passiva no mercado financeiro — embora não haja nenhuma garantia de ganhos. 

Como funcionam os pagamentos?

Após aprender o conceito de ações e de dividendos, talvez você queira saber melhor como funciona a sua distribuição. O pagamento de dividendos é feito em dinheiro ao menos uma vez ao ano. Porém, o processo começa com a definição da proporção do lucro líquido que será distribuído.

Algumas companhias se programam para diminuir o intervalo de distribuição para atrair mais investidores. Contudo, é preciso ficar atento que a condição fundamental para que uma empresa distribua os dividendos é a realização de lucros — caso contrário, não existirão ganhos para distribuir.

Portanto, você deve ficar atento às divulgações de resultados das companhias nas quais investe. É por meio dessas informações, acessíveis a todos do mercado, que um acionista ficará sabendo se a empresa distribuirá dividendos no período. 

Agora, quando o assunto são maiores pagadoras de dividendos da bolsa de valores, não há como deixar de falar em dividend yield (DY). Trata-se de um indicador da análise fundamentalista que mostra o desempenho da empresa de acordo com os dividendos distribuídos aos seus acionistas.

Desse modo, se você quer encontrar as maiores pagadoras de dividendos do mercado, deverá entender o DY como um importante indicador a ser analisado.

6 Das maiores empresas pagadoras de dividendos  

Ao chegar até aqui, você já conseguiu aprender um volume considerável de informações sobre dividendos. Contudo, ainda falta conhecer as companhias que mais fazem essa distribuição.

Antes de serem apresentadas, é preciso ter em mente que não é possível prever resultados na renda variável. E o mesmo acontece em relação aos dividendos. Afinal, o fato de uma companhia ter um bom histórico de pagamento de dividendos não significa que ela continuará fazendo a distribuição.

Afinal, como você viu, para que haja o pagamento desse provento é preciso que a empresa tenha lucros — o que pode não acontecer em um ou mais períodos.

Sabendo disso, veja agora 6 das maiores empresas pagadoras de dividendos da bolsa brasileira:

1. Vale (VALE3)

A Vale é tida como a maior produtora de minério de ferro no mundo. Ela foi criada em 1942, pelo Decreto-Lei n 4.352/42 do presidente Getúlio Vargas. No ano de 1996, a empresa passou por privatização e, atualmente, é uma das maiores companhias da bolsa de valores brasileira.

2. Petrobras (PETR4)

A Petrobras é uma empresa que atua na exploração, produção e refino de petróleo. Ela teve origem em 1953 e deteve o monopólio na extração de petróleo no Brasil até o ano de 1997. Em 2020, foi classificada como a 70ª maior empresa pública do mundo.

3. Banco do Brasil (BBAS3)

O Banco do Brasil foi o primeiro banco a surgir do país. Sua criação data o ano de 1808 e metade de suas ações pertencem ao Governo brasileiro. Além disso, ele é o maior banco comercial da América Latina, possuindo agências espalhadas em diversas localidades.

4. Itaú Unibanco (ITUB4)

O Itaú Unibanco é considerado o maior banco brasileiro. Ele foi criado em 2008, a partir da fusão do Banco Itaú com o Unibanco — movimento que fez dele o maior conglomerado financeiro do Hemisfério Sul. Ele também está entre os 20 maiores bancos em valor de mercado do mundo.

5. Engie Brasil (EGIE3)

A Engie Brasil é uma companhia que atua na produção de energia elétrica. Fundada em 1899, ela possui mais de 30 usinas espalhadas no território nacional. Como a empresa já realizou os principais investimentos para a sua expansão, ela consegue distribuir dividendos com mais regularidade.

6. Taesa (TAER11)

A Taesa foi criada em 2003, também é uma empresa que atua no segmento de energia elétrica. Trata-se de um dos maiores grupos privados em atuação no país. Ela possui amplo histórico de distribuição de dividendos — o que não garante, contudo, distribuições futuras.

Após conhecer as 6 maiores empresas pagadoras de dividendos da bolsa, você precisará analisá-las com maior profundidade para identificar se elas fazem sentido para sua carteira. Não se esqueça que a tomada de decisão é pessoal e deve ser baseada no seu perfil e objetivos.

Você tem receio de escolher ações por conta própria? Confira os fundos de ações presentes na plataforma do BTG Pactual e conte com carteiras montadas por profissionais!

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar