Kinvo Artigos

Por que preciso acompanhar meus investimentos?

Compartilhe essa publicação

Acompanhar seus investimentos é fundamental para o sucesso da sua estratégia financeira, seja ela qual for. O monitoramento deve acontecer periodicamente, no intervalo de tempo que for confortável para você.

Depois de definir seus objetivos e sua estratégia, quanto mais você conhecer os seus produtos e souber sobre o mercado financeiro, melhor. E aliado a tudo isso, manter a atenção constante no dinheiro aportado permite que você possa validar o que está funcionando e rever o que não está dando tão certo.

 

Separamos algumas dicas para você fazer disso um hábito, confira abaixo:

 

1. Separe um momento para você cuidar do seu dinheiro

Pode ser uma vez no mês ou a cada 15 dias, o importante é você dedicar um momento para sua vida financeira. Nesse tempo você pode, além de monitorar os investimentos já existentes e avaliar o desempenho de cada um, listar suas despesas, analisar seus gastos, separar o dinheiro dedicado aos aportes do mês, cortar despesas e determinar os investimentos a serem feitos no mês seguinte.

 

2. Fique de olho na rentabilidade

A rentabilidade não é o único dado importante que o Kinvo oferece para você, mas a partir dela você consegue saber se o seu dinheiro foi maior ou menor do que a variação da inflação. Ganhar o mesmo ou mais do que a inflação é o que garante o poder de compra.

 

3. Comparação entre índices e produtos

Independente se você investir em renda variável ou em renda fixa, é importante comparar o produto no qual seu dinheiro está investido com outros índices relevantes. Investimentos em renda fixa podem ser comparados a Selic ou taxa DI e Investimentos em renda variável podem ser comparados ao Ibovespa.

Uma dica interessante é pesquisar outros produtos da mesma categoria do seu e analisar a performance dele, assim você consegue ter parâmetros.

 

4. Não esqueça da sua estratégia

Se o investimento rendeu menos do que o esperado, não significa que sua estratégia está errada. Afinal, momentos ruins também fazem parte da vida do investidor. Sempre que possível, reveja sua estratégia para confirmar se o caminho que você está trilhando faz sentido.

 

5. Foco no longo prazo

Mesmo este sendo seu foco não abandone sua carteira de investimentos. Acompanhe sempre para que você possa, além de criar estratégias e aproveitar oportunidades, ter ainda mais impulso para cumprir suas metas e objetivos.

Agora você entende o quão é importante acompanhar seus investimentos? Nós podemos te ajudar nisso.

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar