Kinvo Artigos

Não elaborei uma estratégia de investimentos, e agora?

Compartilhe essa publicação

Nunca é tarde para refletir qual caminho você está seguindo com os seus investimentos, mesmo que a princípio você esteja em um efeito manada e só se deu conta disso agora. Primeiro de tudo, antes de pensar em qualquer estratégia de investimentos ou linha de raciocínio a ser seguido, é preciso se organizar financeiramente. Por isso, faça o checklist:

Se você marcou “ok” em todos os tópicos, podemos seguir adiante. Não se sinta culpado (a) por perceber que não possui uma estratégia de investimentos bem definida, antes tarde do que nunca. Chegou a hora de ter controle sob o seu dinheiro e agir com consciência do que está fazendo.

 

Antes de qualquer objetivo, tenha sua reserva de emergência

Independente de qualquer estratégia, é preciso ter em mente que a reserva de emergência é o que vai te sustentar caso sua estratégia dê errado, ou alguma situação inesperada aconteça como: você pode perder o emprego, contrair uma dívida, precisar fazer uma grande compra que você não estava contando que ia fazer etc.

 

O ponto chave de uma estratégia

A grande questão de uma estratégia de investimento é: qual é o objetivo desse dinheiro? Se você quer ter uma estratégia definida é porque tem um objetivo a ser cumprido e precisa saber a maneira mais saudável de chegar até ele. Não é a maneira mais rápida, nem a mais fácil. É a mais saudável, ou seja, é aquela que não sacrifica a sua vida no presente mas que te auxilia a construir um futuro.

Esse futuro é o seu objetivo. Pode ser um sonho, uma empresa, uma renda passiva, um bem material, uma casa, qualquer coisa que você deseja.

 

Como saber se está no caminho certo?

  • Analise sempre o desempenho dos produtos onde você tem seu dinheiro investido e compare com outras opções similares, assim você pode avaliar se ainda vale a pena manter o seu dinheiro investido naquele produto ou se a melhor alternativa é trocar esse investimento por outro com mais rentabilidade e benefícios;
  • Fique atento às taxas administrativas de fundos e também de desempenho;
  • Analise o histórico do investimento que você quer fazer e não apenas o preço a ser pago por ele;

 

Não se acomode

Uma boa estratégia requer acompanhamento constante dos seus investimentos, e para isso, o Kinvo é um ótimo aliado. Revisar o desempenho da sua carteira, pelo menos uma vez ao ano já é um bom começo.

 

O que está faltando para você organizar sua vida financeira e colocar em prática sua estratégia?

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar