Kinvo Artigos

Carteira de investimentos: 4 vantagens de analisar o seu portfólio

Compartilhe essa publicação

Montar uma carteira de investimentos é um passo importante para se aproximar dos seus objetivos. Porém, também é preciso acompanhar os resultados obtidos com o tempo, o que pode ser feito pela análise de desempenho.

Ao conferir a performance, podem surgir oportunidades para corrigir ou consolidar a estratégia, além de outras vantagens. Como é um hábito que pode ser benéfico para você e o seu patrimônio, vale a pena entender como aplicar essa estratégia. 

Neste artigo, você descobrirá quais são 4 benefícios de verificar o desempenho da sua carteira de investimentos periodicamente.

Confira!

 

O que é uma carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos é composta por todos os aportes financeiros realizados pelo investidor. O portfólio de um fundo de investimento, por exemplo, é composto por ativos adquiridos com os recursos coletivos. Já uma carteira individual é formada pelos aportes de cada pessoa.

Portanto, ela serve para reunir todos os produtos escolhidos e os esforços empregados em busca dos objetivos financeiros.

 

Como montar um portfólio de investimentos?

Agora que você sabe o que é esse portfólio, vale a pena saber como montar uma carteira de investimentos — que pode ter foco em ser rentável, diversificada, para a aposentadoria etc. Justamente devido a essa versatilidade, é preciso começar pela identificação das suas características.

Veja, por exemplo, qual é o seu perfil de investidor. Ele indica o seu nível de tolerância ao risco e serve para determinar quais são os investimentos mais alinhados. 

Também é fundamental pensar nos seus objetivos financeiros. Eles são especialmente importantes em relação ao prazo, já que podem ser de curto, médio ou longo prazo. Além disso, metas específicas podem exigir atenção especial a questões como riscos envolvidos e liquidez dos aportes. 

Ainda, você deverá dar atenção à necessidade de diversificar para evitar a concentração de recursos. Nesse caso, é essencial conhecer as alternativas do mercado, buscando aplicações financeiras, ativos e outras oportunidades.

Por fim, vale ter conta em um banco de investimentos robusto. Assim, você tem acesso a um portfólio amplo para escolher os seus aportes, favorecendo o alcance de cada um dos seus objetivos.

 

carteira de investimentos: 4 Vantagens de avaliar a sua

Depois de montar seu portfólio, é necessário dar atenção aos resultados que ele gera e ao que ainda pode ser obtido. É exatamente por isso que vale a pena analisar sua carteira.

A seguir, confira 4 vantagens que você pode obter ao analisar sua carteira mais de perto!

 

1. Avaliação da estratégia de investimentos

Um dos primeiros pontos positivos de realizar esse acompanhamento é a possibilidade de identificar se a estratégia de investimentos tem sido eficiente. Você poderá identificar, por exemplo, se as decisões tomadas entregaram o desempenho esperado ou se é melhor trocar a abordagem.

Isso é importante porque permite que você corrija a estratégia enquanto investe e não apenas após o resgate. Na prática, a medida ajuda a potencializar os seus resultados e alcançar os objetivos propostos.

 

2. Comparação com outras oportunidades do mercado

A avaliação também permite entender qual é o resultado obtido pela carteira em determinado período. Assim, você sabe se os ganhos atenderam às suas expectativas e pode comparar os resultados com outros investimentos ou com indicadores financeiros, utilizando-os como benchmark.

Logo, a análise possibilita observar se sua carteira rende acima ou abaixo da média de mercado. Desse modo, você tem a chance de tomar decisões de modo muito mais embasado e estratégico.

 

3. Alinhamento completo da carteira

Como você viu, definir objetivos financeiros e encontrar o perfil de investidor é essencial para investir. Porém, esses passos também devem ser aplicados no momento de acompanhar a carteira de investimento.

Afinal, sua tolerância ao risco pode mudar em determinados momentos, por exemplo. Do mesmo modo, seus objetivos podem se tornar distintos dos que foram definidos inicialmente. 

Portanto, com o acompanhamento do portfólio, você consegue determinar se ele permanece alinhado às suas características. Caso não esteja, é possível atuar de modo estratégico para tornar a distribuição de recursos mais relevante, conforme seu perfil e objetivos. 

 

4. Favorece o rebalanceamento

Também pode ser necessário rebalancear a carteira de investimentos. Nesse caso, a estratégia dependerá dos resultados dos investimentos e do peso que eles assumem. Com os movimentos do mercado, é comum que o perfil de risco do portfólio mude com o tempo.

Por outro lado, o rebalanceamento periódico permite readequar a carteira, realizando compras e vendas com o objetivo de manter o portfólio alinhado ao seu perfil. 

 

Quais os riscos de não fazer essa análise?

Ao mesmo tempo em que a avaliação da carteira de investimentos é vantajosa, não realizá-la pode gerar efeitos indesejados. Sem essa prática, por exemplo, a sua carteira pode perder dinamismo e deixar de aproveitar condições e oportunidades do mercado.

Ela também pode se tornar desalinhada às suas características — tanto pela falta de balanceamento quanto pelas suas mudanças de perfil e objetivos. Com isso, os investimentos podem se tornar menos estratégicos e relevantes para o que você espera alcançar.

Além disso, não analisar a performance e as demais características pode fazê-lo perder dinheiro sem perceber. É o que ocorre ao ter taxas e impostos elevados e não notar os impactos que eles trazem na rentabilidade, por exemplo.

 

Como analisar o desempenho da carteira com qualidade?

Com o que aprendeu até aqui, você já sabe que avaliar a carteira de investimentos é essencial. Mas, como garantir que o processo seja feito da melhor maneira? Na prática, é possível recorrer ao suporte da tecnologia.

Por meio de uma plataforma para consolidar os investimentos, por exemplo, você terá uma visão mais clara de todos os resultados e poderá embasar suas decisões. Essa também é uma forma de ter mais organização, ao mesmo tempo em que conta com praticidade.

Com a plataforma do Kinvo, você reúne todos os investimentos em um só lugar. Assim, é mais fácil identificar oportunidades, definir qual é a melhor maneira de alocar seus recursos e conferir os resultados de modo dinâmico.

Como você viu, acompanhar a carteira de investimentos e sua performance ajuda sua tomada de decisão e o alcance de objetivos. Ao descobrir esses 4 benefícios e como fazer a análise, você poderá incrementar sua atuação no mercado financeiro.

Gostou desse conteúdo? Aprenda a conferir sua carteira de investimentos de forma completa ao conhecer a plataforma do Kinvo!

Fique sempre atualizado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o
mercado financeiro todos os dias.

    Você também vai gostar