Ferrovia promete criar rota alternativa para o agro com nova logística entre portos do Sudeste
Resumo feito pela Kin, a inteligência artificial do Kinvo.
Governo publicará edital para concessão de nova ferrovia no Sudeste, visando a construção de 575 km de trilhos, interligando portos entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. O projeto será viabilizado inicialmente por garantia financeira de uma mineradora, que construirá um trecho inicial de 80 km. A ideia é que a mineradora repasse os recursos para a concessionária vencedora do leilão. O projeto, que prevê concessão por 50 anos, será dividido em etapas. A primeira conectará 80 km iniciais a outros 170 km, chegando a São João da Barra (RJ). Posteriormente, haverá expansão de 325 km até Nova Iguaçu (RJ). O objetivo é criar competição entre os portos da região e abrir novo caminho para o escoamento da produção agrícola. A ferrovia impulsionará projetos no Porto do Açu, que já movimenta minério e petróleo, e planeja investir em terminal de grãos. A nova malha ferroviária também se conectará a outros portos do Espírito Santo e integrará ferrovias já existentes, ampliando a capacidade logística da região.
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