Economia

Na briga das plataformas de fitness, o clima “pesou” e deve continuar pesado

Por Neofeed05 dez 2024 11h12

Resumo feito pela Kin, a inteligência artificial do Kinvo.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) multou a Wellhub (ex-Gympass) em R$ 3 milhões por descumprimento de cláusulas do Termo de Compromisso de Cessação (TCC) assinado com o órgão em setembro de 2022. O TCC limitava, entre outros itens, os contratos de exclusividade da plataforma com academias a 20% da sua base em cada região. A sanção teve como origem novas denúncias sobre a manutenção dessas condutas e foi acompanhada do pedido de reabertura do inquérito que investigou tais práticas. A decisão do Cade reacende a disputa entre plataformas e agregadores no mercado de bem-estar, que tem como principais players a Wellhub, a TotalPass, da Smart Fit, e a GuruPass. As empresas buscam a hegemonia do setor e recorrem a estratégias como exclusividade de contratos, investimentos antecipados e ampliação de capilaridade para ganhar terreno. A Wellhub afirma cumprir rigorosamente o TCC e que as reclamações registradas no Cade representam casos isolados. A empresa destaca que os aportes "estratégicos e seletivos" em parceiros exclusivos visam capacitar academias independentes a competir com o player dominante do mercado. A TotalPass, por sua vez, discorda da base de 30 mil academias divulgada pela Wellhub e avalia que esse número está em cerca de 27 mil estabelecimentos. A plataforma da Smart Fit alcançou 22 mil academias parceiras, sendo que as marcas próprias do grupo representam menos de 5% desse universo. A GuruPass, com modelo B2C, tem como ambição se consolidar como o "iFood das academias" e vem investindo para ampliar seus laços com grandes redes do mercado.

Leia mais em Neofeed

Gostou do resumo feito pela Kin?

    Notícias mais acessadas